top of page

“Centenário Nestor Campos”

1920 – 2020

 

Nascido em 6/3/1920, o músico e compositor Nestor Campos, comemoraria em 2020 o centenário de seu nascimento. Nestor Campos é luizense, natural do Bairro dos Caetanos e viveu em nossa cidade até os 14 anos de idade. Em 1934, mudou-se com a família para São Paulo em busca de melhores oportunidades.  Foi líder de um conjunto que fazia constantes apresentações em emissoras de rádio paulistas. Em 1943, mudou e radicou-se no Rio de Janeiro, onde profissionalizou-se como músico, sendo contratado pela Rádio Nacional na então capital da República. Ele é considerado pela velha guarda como um dos maiores guitarristas brasileiros.

Um de tantos talentos excepcionais que o Brasil conheceu e esqueceu.

Na década de 1960, atuou como músico e arranjador de orquestras em Paris, França. Gravou vários discos pelo velho continente e compôs diversas músicas para o cinema francês. Em meados dos anos 1970, mudou-se para Portugal, dando continuidade à carreira de músico. Casou e deixou três filhas, vindo a falecer no dia 22 de fevereiro de 1993, em Lisboa.

Para homenageá-lo a AMI São Luiz realizou, em 21 de novembro de 2020,  um evento em comemoração ao seu centenário. Contemplada com o Prêmio PROAC, a associação organizou uma exposição e apresentações musicais com artistas de São Luiz e instrumentistas convidados, além do lançamento do livro “ A viagem musical de Nestor Campos”, de Jorge Mello. Confira momentos do evento, que foi realizado respeitando todos os protocolos impostos pela pandemia de COVID-19, e outros arquivos sobre a obra de Nestor.

bottom of page