top of page

DOCUMENTÁRIO SOBRE MEMÓRIA LUIZENSE

 

“Acredito que a única esperança a longo prazo para a humanidade é construirmos um mundo em que se reconheça o quanto temos em comum nas nossas necessidades, medos e sonhos. Ouvir histórias de vida é um dos mais poderosos meios de se aproximar do outro.”

(Paul Thompson, historiador)

 

No dia 23 de junho de 2012, na Capelinha das Mercês, Largo das Mercês, em São Luiz do Paraitinga, a AMI São Luiz lançou o DVD “Memória Luizense”, documentário de 65 minutos que registra a história de vida de vários luizenses, utilizando suas lembranças para recontar a história do povo de São Luiz do Paraitinga.

Como se sabe, a enchente que destruiu a cidade no início de 2010 comprometeu parte importante dos arquivos públicos e particulares, fazendo desaparecer importantes elementos que constituíam o conjunto compreendido pela memória social da comunidade.

A AMI São Luiz, motivada pela força deste legado e no afã de contribuir para a sua recuperação, produziu esse relato emocionante de entrevistas com as pessoas que efetivamente são os protagonistas da história da cidade: seus moradores. Por meio de suas lembranças acompanhamos as mudanças ocorridas nas últimas décadas, a força da inspiração da tradição religiosa nos afazeres do dia a dia, as genuínas manifestações populares, e constatamos que muito dos costumes da população se mantêm, ainda hoje, inalterados.

O DVD, de distribuição gratuita, teve o patrocínio do Canal 21, (pertencente ao Grupo Bandeirantes de Comunicação) e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Momentos da produção e exposição 

bottom of page