top of page

BANDA DE MÚSICA DE SÃO LUIZ GANHA NOVA SEDE PARA ENSAIOS

 

Com o patrocínio e acompanhamento da empresa Concrejato – Obras Especiais e apoio da Dra. Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade, a AMI reformou em 2014, integralmente, a sede da Corporação Musical São Luiz de Tolosa, que ganhou tratamento acústico no teto, banheiros, mobiliário e instalações adequadas as suas atividades.

Uma das instituições mais antigas da cidade, a banda de música tem um relevante papel no contexto do patrimônio histórico e imaterial luizense. Mas seu local de ensaios e reuniões, um pequeno galpão cedido na década de 1960 pela Igreja Católica, apresentava problemas estruturais, o que comprometia a segurança dos músicos e a continuidade de suas atividades.

História: Por ocasião da comemoração do jubileu de ouro sacerdotal do Monsenhor Ignácio Gióia, em 25 de setembro de 1949, as três bandas de música oficiais de São Luiz do Paraitinga – Corporação Musical S. S. Sacramento(1830), Santa Cecília e São Benedito (existentes desde o início do século XX) – deixaram a rivalidade de lado e pela primeira vez tocaram juntas. Nascia a Corporação Musical São Luiz de Tolosa. O pároco da cidade, Tarcísio de Castro Moura, um amante da boa música, para incentivar a nova banda de música cedeu para os ensaios da Corporação um imóvel de propriedade da Igreja na Rua do Carvalho, n° 60, que estava bastante degradado.

Totalmente reformado pela AMI São Luiz, é hoje, além de local de ensaios da Corporação, um centro de referência no estudo de teoria musical e instrumental.

Sucesso à Banda e que ela continue alegrando nossas festas e comemorações!!!

bottom of page