A segunda edição da Feira Literária de São Luiz do Paraitinga aconteceu de 19 a 21 de abril e foi um grande encontro de escritoras e escritores para bate-papos, troca de ideias e ações de incentivo à leitura.
Além das mesas de conversa, houve atividades para crianças, lançamentos de livros, shows musicais e livrarias. Promovido pela AMI – Associação dos Amigos para a Reconstrução e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de São Luiz do Paraitinga, o evento buscou fomentar o acesso aos livros e a formação de novos leitores. Todas as atividades foram gratuitas.
Entre as escritoras e escritores confirmados para a segunda edição da Feira Literária estiveram o imortal Ignácio de Loyola Brandão, o escritor indígena Cristino Wapichana, a chef Helô Bacellar, o cronista Antonio Prata, a slammer Mel Duarte, o multimídia Xico Sá e o escritor e roteirista Marçal Aquino. Além destes, escritoras e escritores locais tiveram espaço e voz, lançando seus livros na Livraria da Feira e debatendo sobre o mercado editorial em uma das mesas de bate-papo.
A meta do evento era repetir o êxito da primeira edição da Feira Literária de São Luiz do Paraitinga, que foi sucesso de público e repercutiu até hoje no meio literário e entre os amantes da leitura.
Realizada em abril de 2023, a primeira Feira recebeu nomes como Marcelino Freire, Milton Hatoum, Alice Ruiz, Penélope Martins, Tati Bernardi, Leusa Araújo, MC Brenalta e Ignácio de Loyola Brandão.
São Luiz do Paratinga é uma cidade histórica cujo maior patrimônio é a cultura, a música em particular, a grande paixão do lugar. Por isso, a programação musical da Feira foi especial, com os shows “Passoca canta e dança” e “Concerto de choro”, com o Grupo Trinca Brasil (composto por Toninho Carrasqueira, Edmilson Capelupi e Guilherme Sparrapan).
EDUCAÇÃO, FOMENTO À LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES
As crianças também tiveram vez por meio das contações de histórias com Lu Monteiro, Grupo Chuvarada e Plinio Macedo (Prosinha). O projeto visitou diversas escolas municipais, inclusive na área rural, com contação de histórias e bate-papo com escritoras e escritores de São Luiz do Paraitinga e da vizinha Lagoinha. A poeta Jô Freitas ministrou uma oficina de escrita para os alunos da Escola Monsenhor Ignácio Gióia. A escola teve uma tenda no espaço da Feira onde foram realizadas atividades ligadas à pesquisa e leitura. Professores do Colégio Santa Cruz/SP fizeram mediação de leitura para crianças durante o dia.
SOBRE A AMI
Constituída em 2010 com o objetivo de apoiar a reconstrução do patrimônio histórico e cultural luizense, a Associação dos Amigos para a Recuperação e Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de São Luiz do Paraitinga – AMI atuou na reforma de doze casas, na recuperação do asilo São Vicente de Paula e Capela de Nossa Senhora dos Prazeres.
A entidade também administrou a captação de fundos e a reforma da sede da Corporação Musical de São Luiz de Tolosa; reeditou o livro São Luiz do Paraitinga – Usos e Costumes, de Mário Aguiar, e uma edição fac-similar do jornal O Luizense; tendo ainda produzido o documentário Memória Luizense (65’), veiculado pelo Canal Brasil, do Grupo Globo.
A 2ª Feira Literária teve apoio da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga e sua realização é fomentada pelo Programa de Ação Cultural – PROAC-SP, do Governo do Estado de São Paulo.
Produção e Coordenação
Haydée Ivo – (12) 9741-8818
Daniela Corrêa – (12) 99672-2021
Rafael Cursino – (12) 98111-0277
Alexandre Gennari – (12) 99617-1104