top of page

São Luiz em Foco

A “AMI SÃO LUIZ” inaugurou no dia 1° de outubro de 2021 no Museu de São Luiz do Paraitinga - Casa Dr. Oswaldo Cruz, a exposição de fotografias que fazem parte do acervo do projeto “São Luiz em Foco” desenvolvido sob o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, PROAC, com o objetivo de contribuir para a reconstituição do conjunto da cultura imaterial da cidade, que em razão da enchente de 2010, teve grande parte de sua memória cultural destruída. Foram recuperadas, digitalizadas e disponibilizadas eletronicamente 100 fotos de vários e diferentes períodos do século passado.

As fotos foram agrupadas tematicamente pelas salas do Museu e setorizadas por época. Assim, na sala central estão fixadas as imagens mostrando a riqueza da Festa do Divino na década de 1970 e também as fotos da primeira metade do século XX onde   já se identifica claramente a importância da cultura e da religiosidade como elementos agregadores para a formação do povo luizense. 

Também fazem parte do acervo da exposição fotos da festa do Divino Espírito Santo do ano de 1976, e de “Corpus Christi”, estas últimas também reproduzidas em formato de vídeo. 

As fotos expostas fazem parte dos acervos de:

  • Família de Benedito Campos, conhecido como Dito do Vena

(autoria de José de Castro, fotógrafo da extinta revista Manchete);

  • Família Cabral

  • Família de Antonio Dirceu Pereira Ivo (autoria do proprietário);

E, dos colecionadores:

  • Benito Euclides Moura Campos

  • Juventino Galhardo

  • Odilon Francisco Bonafé

 

As visitas são assistidas pelos estagiários que trabalham no Museu e podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2021,  de quinta à segunda feira, das 9 às 17H. 

bottom of page